domingo, 9 de abril de 2017

Exposição "Paixão - Caminhando no amor, na união e na justiça"

Maria Pinna esteve na inauguração da exposição na última quinta-feira (06).



Saiba mais sobre a exposição:


Difícil imaginar Buda no mesmo ambiente que Cristo, com direito à presença de Tupã, Ganesha e Amon Rá? E, que tal Allan Kardec orando no momento da crucificação, ao mesmo tempo em que surgem Zeus/Júpiter e três Deusas Wicca para confortarem Jesus? Essa mistura de religiões é produto da indiscutível coragem e sensibilidade de Gilmar Pinna, escultor brasileiro reconhecido internacionalmente que conseguiu tornar um assunto geralmente polêmico (crença) num palco democrático que convida à reflexão sobre amor, união e justiça.

Aberta à visitação a partir de 6 de abril (quinta-feira), na praça "Aldo Chioratto", no Parque do Ibirapuera, Vila Mariana, em São Paulo-SP, "Paixão" abarca 46 esculturas de aço inox de aproximadamente 3 metros cada, que revisitam importantes momentos da sagrada "Via-Crúcis". A entrada é franca. 

Não há como não se impressionar - seja pela imponência das peças (que pesam em média 350 quilos, cada), seja pelo apelo de fé, que, de longe, defende a harmonia entre as diferenças religiões. O trabalho vem sendo desenvolvido por Pinna há pouco mais de um ano e meio e encontra-se em fase final de elaboração, com direito a ingredientes suficientemente poderosos para fazer da mostra a maior ao ar livre organizada nos últimos tempos no Brasil. 

Expressivas, as esculturas estão ganhando vida num ateliê localizado em Guarulhos-SP, cidade da região metropolitana de São Paulo. A exemplo dos trabalhos assinados anteriormente pelo artista, as peças chamam a atenção, também, em razão da ousadia que carregam nos mínimos detalhes, que, inclusive, poderão ser apreciados até mesmo por quem passar de carro pelas imediações do Ibirapuera. Um total de 15 momentos (estações) da "Via-Crúcis são lembrados. 

Para começar, que tal Jesus sendo condenado à morte por Pôncio Pilatos, ao passo em que é abraçado por Buda? Já o fundador do siquismo, Guru Nanak, dá o ar da graça na segunda estação, abrindo o caminho de Cristo com pétalas de flores quando Ele recebe a cruz. Rei David, Oxalá e Tupã aparecem logo depois, assim como Amaterasu, popularmente conhecida como a Deusa do Sol. 

E Pinna, literalmente, caprichou em sua republicana obra: não faltam Zoroastro; o Chefe Seattle; o pai do Espiritismo no mundo, Allan Kardec; Krishna e Ganesha. A originalidade é percebida, ainda, quando Jesus é sepultado por Amon Rá; e entra na obviedade (de forma proposital) na última estação, quando uma mulher dos tempos atuais é julgada por um juiz simplesmente por ser mulher. E o que isso tem a ver com todo o contexto? Vale a pena visitar "Paixão - Caminhando no amor, na união e na justiça" para entender. 

Essa, inclusive, é a ideia do escultor: provocar e impressionar o paulistano, a pé ou motorizado, com a mostra, que não terá caráter comercial. Além de não cobrar ingresso, Pinna, que também é professor honoris causa e embaixador cultural, não vai vender as peças no decorrer da exposição, nem depois que ela terminar, em 6 de maio. O único lembrete do escultor é para aqueles que quiserem trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível, sendo a doação facultativa. O mantimento será destinado posteriormente para entidades assistenciais. "Imperdível" define!


SERVIÇO 
Exposição ao ar livre: "Paixão - Caminhando no amor, na união e na justiça" 
Escultor: Gilmar Pinna 
Temática: Releitura da sagrada "Via-Crúcis" 
Endereço: praça "Aldo Chioratto", em frente ao Parque do Ibirapuera - Vila Mariana, São Paulo-SP 
Visitação: de 6 de abril a 6 de maio de 2017 
Entrada franca - facultativa a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será destinada a entidades beneficentes, posteriormente. 

Nenhum comentário: